Camboja

Siem Reap, a Cidade Perdida no Camboja

Camboja é abençoado por natureza, repleto de florestas, lagos, animais e abriga praias tão paradisíacas quanto a Tailândia, mas infinitamente mais vazias e acessíveis. Além das belezas naturais, há templos esplendorosos  e muita estória para conhecer.Neste país  também está  a cidade perdida de Angkor Wat , que foi palco de diversos filmes, como Tomb Raider e Indiana Jones.

Infelizmente, o seu passado recente  é bem violento, e quase um terço da população foi dizimada.Fome, doença ou assassinato, este era o destino certo da maioria da população.  Milhões de pessoas foram forçadas a deixar seus lares e trabalhar em campos de concentração.O Khmer Rouge (Partido Comunista do Camboja) tentou eliminar todas as pessoas perigosas, que tinham em mãos uma arma ameaçadora para o governo: o conhecimento. Intelectuais, artistas, professores, médicos, engenheiros foram mortos…. Apenas os camponeses foram poupados. Um simples diploma significava a sentença de morte.Para aprender mais sobre a triste história do Camboja, não deixe de visitar a cidade de Phnom Phenh.

Moeda

A Moeda Oficial é o Riel mas o dolar é aceito em todos os lugares de Siem Reap

Como Chegar

Chegamos no Camboja em um voo da Air Asia, que saiu de Bangkok e seguiu para pequena cidade de  Siem Reap. 

Imperdível Siem Reap !!

A cidade nos surpreendeu muito positivamente, e foi aqui que eu me apaixonei pelo Camboja. Macacos, lagos e florestas dividem espaço com os tuk tuks, elefantes e templos, na cidade perdida.

Os templos são esplendorosos e foram palco da ganância e estupidez humana, através dos séculos . Diversos locais sagrados foram violados e roubados, mas ainda assim, pode-se sentir a estória em cada metro quadrado do lugar e uma espiritualidade muito acentuada. A disputa entre o Budismo e o Hinduísmo, ao longo dos séculos,  é percebida em todos os lugares e é muito comum Buda e Shiva se revezarem nos altares desses templos. Hoje eles convivem pacificamente, mas no passado, a civilização colonizadora impunha a sua religião e destruía os templos ao bel prazer.

ruinas siem reap

Roteiro

Nosso tuk-tuk nos levou para o Angkor Wat, pagamos 40 dólares de entrada por 3 dias e para ele 20 dólares, para andar conosco o dia todo.

tuktuk siem reap

Embriagada de tanta magia: muito verde, muito marrom, muitos cachorros, macacos, crianças brincando na água e templos monumentais por todo lado.

floresta siem reap

Descobrimos que muitos templos , dependendo da face que você entra, as portas podem aumentar ou diminuir e é assim que você sabe por onde passava as pessoas comuns e por onde passava o rei. A intenção é que as pessoas se curvem ao rei, conforme adentrem aos templos, devido ao tamanho das portas.

portas angkor wat

Fomos aos mais diversos templos, mas estes foram nossos preferidos:

Preah Khan

Este templo foi construído no século XII pelo o rei Jayavarman VII, e era repleto de ouro, prata, pedras preciosas, pérolas e uma vaca com cornos dourados e seu nome significa espada sagrada.

Preah Khan siem-reap

Preah Neak

Templo localizado em uma pequena ilha circular, com natureza bem exuberante. Vale a visita.

Preah Neak siem reap

Nascer do sol em Angkor Wat

Assista o sol nascer em Angkow Wat, leve uma boa câmera e um pau de selfie,para conseguir tirar fotos por cima da cabeça das pessoas. É meio lotado, mas vale muito ir. O reflexo do templo vai surgindo no lago, em frente ao templo, conforme o sol vai subindo. A paisagem é surreal!

angkor wat siem reap

nascer sol angkor wat

panoramica angkor wat

Bayon

O templo das 216 faces do rei Jayavarman VII , imperdível!

bayon siem reap

bayon 216 faces

Ta Prohm

Ta Prohm está praticamente inalterado, desde a sua construção: as árvores continuam a crescer em cima do templo , no meio da selva. É um dos templos mais populares de Angkor.

ta prohm

ta prohm siem reap

Dicas

Usamos o tuk-tuk para tudo e , de manha, faz frio, é bom levar uma blusa leve. Não ande de elefante, eles nao suportam o peso das pessoas. Fico com coração partido quando vejo isso. A coluna deles é frágil e pode se romper.

transporte siem reap

O melhor sorvete e a melhor massagem da minha vida  eu experimentei em Siem Reap

Gelato Lab é a sorveteria  de uma inglesa, que assim como eu, se apaixonou pelo Camboja

Gostamos  muito do restaurante mexicano Viva, no centro de Siem Reap. Experimentei a berinjela Khemer e amei.

Não deixe de visitar o Camboja

Deixe um comentário