Botswana

6 dias na selvagem Botswana

Quer ter uma experiência realmente selvagem? Esse deveria ser o seu próximo destino!!
A Botswana é um dos países mais escassamente povoados no mundo, sendo habitado por pouco mais de 2 milhões de habitantes e é exatamente por isso que tem sua natureza tão bem preservada, sendo um dos melhores países no mundo para observação de vida selvagem.
Contrastes maravilhosamente incríveis fazem a geografia do país, que tem 70% de seu território ocupado pelo Deserto do Kalahari, e generosamente também abriga o maior delta do mundo, o alagadíssimo Delta do Okavango.
Aqui você pode viver uma das experiências mais legais da África: acampar em meio a savana, pois a maioria dos parques nacionais oferecem lugares para acampar, mas sem cercas, ou seja, os animais podem circular livremente de dia e de noite. Apesar do perigo existir, são poucos os casos de problemas envolvendo humanos e animais. Ao cair da noite é possível ouvir os animais próximos a sua barraca. Sem dúvida, uma experiência única.

Xakanaxa Camp Botswana

ImpalaConhecimentos Gerais

Até 1966 era um dos mais pobres países do mundo, com um PIB de US$ 70 por ano ( per capta).O país trabalhou fortemente e desde então, a Botswana se transformou em uma das economias que mais crescem no continente africano. Praticamente todos falam inglês, apesar de sua língua mãe ser o tswana. Apesar do crescimento, o país está entre os mais atingidos pelo HIV, sendo que aproximadamente de 25% da população está infectada pelo vírus.

Curiosidades

Você sabia que atualmente a Botswana é um dos países menos corruptos do mundo e com a maior produção de diamantes do planeta? O segredo? Educação.

Moeda

Pula é a moeda da Botswana, que significa “chuva” .este não é a toa pois a importância da água é imensa especialmente no Deserto do Kalahari, que ocupa grande grande parte do território deste país

Como Chegar

Voamos via Johanesburgo, para  Kasane, cidade inicial para conhecermos o Chobe. Essa região fica próxima a Livingstone, na Zâmbia, que é um bom ponto de partida para conhecer a Victoria Falls.

Entre os lodges do Savute e Delta do Okavango a única opção de deslocamento é através dos pequeninos aviões da  Safari Air.

Aeroporto de Savuti

Os voos levam, no máximo, 40 minutos e a vista torna-se parte inesquecível da experiência.

Avião Safari Air

Caso opte por alugar um carro em Kasane e acampar pela Botswana, provavelmente não será tão fácil chegar a esses locais mais isolados e sugerimos acessarem o site da Raquel e Leonardo Spencer, do projeto Viajo logo existo, pois eles fizeram isso e dão todas as dicas.

Roteiro

Como nosso objetivo era conhecer as áreas mais selvagens e remotas da Botswana, focamos em passar o maior tempo possível no Chobe, Delta do Okavango e Moremi, totalizando 6 dias. Não conhecemos o Deserto de Kalahari.

É bem difícil conseguir informações de viagem sobre a Botswana e por isso, pela primeira vez, contratamos uma agencia de turismo: Safari 365, e não nos arrependemos .Nos hospedamos em lodges bem selvagens,que nos proporcionavam 2 safáris ou”game drives””, por dia, além de passeios de barco , todas as refeições e comodidades. Nos locais em que nos hospedamos, não era possível comprar nem uma garrafa de água, simplesmente porque estávamos no meio da selva e em alguns lugares, ficamos sem telefone ou internet. Recomendamos fortemente que façam um seguro viagem bom ou comprem as passagens aéreas com seu cartão de crédito que ofereça um seguro viagem, como opção. Nós optamos pela Mondial Seguros.

A empresa que é dona dos lodges e dos pequeninos aviões que nos transportaram pela Botswana é a Desert and Delta Safaris.

Não se esqueçam, para este tipo de viagem é necessário acomodar sua bagagem de no máximo 20kg, em mochilas exatamente com tamanho descrito pela companhia aérea ,pois o avião é minúsculo e até seu peso é considerado, no planejamento da viagem.Fiquem tranquilos, é seguro voar assim e ainda você terá uma visão panorâmica de tirar o fôlego! Vimos toda a vida selvagem, especialmente os elefantes e girafas, do avião, acreditam?

Jamais abandone seus binóculos e sua câmera, a cada instante terá uma surpresa!

Delta do Okavango Botswana

Chobe

O Parque Nacional de Chobe tem a maior concentração do mundo de elefantes. Aqui vimos tudo o que tínhamos direito: Girafas, leões, crocodilos, cães selvagens africanos (ameaçados de extinção), leopardos, macacos, águias, hipopótamos, impalas, búfalos ,águias, entre tantos outros animais
Importante saber que nos meses de seca, que vão de Maio a Outubro, a maioria dos animais se deslocam para o Rio Chobe para matarem a sede, fazendo com que a beira do rio fique repleta de vida.

Elefantes no Rio Chobe

Leoa bebendo água no Rio Chobe

É possível explorar a região em um carro 4×4 ou de barco. Há opção de hospedagem na cidade de Kasane, mas será necessário contratar os serviços de alguma agencia para visitar o parque Chobe ou alugar um carro e tentar por conta própria. Você também poderá se hospedar em um Lodge, a beira do Chobe, como fizemos, e terá os game drives e passeios de barco já incluídos. Aproveitamos intensamente e não perdemos tempo, mas obviamente pagamos a mais por isso.

4X4-do Desert & Delta Safaris

Independentemente da sua opção, imperdível é ver o por do sol, de barco, no Rio Chobe.
Acreditam que os barcos de nosso lodge eram elétricos?

Barco Elétrico no Rio Chobe

Savuti

O Savuti é uma região dentro Parque Nacional de Chobe , que é secretamente localizado longe das multidões de alta temporada, na beira-rio Chobe . É posicionado nas margens do e perto do famoso pântano de Savuti .
Para chegar é preciso voar de Maun ou Kasane ( dependendo do itinerário) para a pista Savuti, no Chobe National Park

Leão

Cachorros selvagens ameaçados de extinçãoPor do SolEste foi nosso lodge

http://www.desertdelta.com/botswana-safari-lodges/savute-safari-lodge.html

Delta do Okavango

O Delta do Okavango recentemente se tornou o patrimônio da humanidade da Unesco. O motivo? Simples!! Seu ecossistema é único no mundo, localizado a noroeste da Botswana, o Delta do Okavango é o maior delta interno do mundo e uma das Sete Maravilhas da África. Toda a água que atinge o delta é evaporada, não chegando a nenhum oceano e é exatamente por isso que esse é um dos poucos lugares do mundo aonde se vê leões caçando, na água.

Curiosíssimo é o pássaro “Jesus “ou Jesus Bird, que tem a capacidade de andar sobre água. Encontramos todos os animais africanos super  adaptados à imensa quantidade de água.

Jesus Bird

Lilly é a única flor que cresce na região do Okavango, linda não?

Flor Lilly

No Delta, além de todos os animais do Chobe, vimos também zebras, gnus e antílopes. Não vimos cheetas nesta região, pois elas costumam habitar áreas mais abertas, pois amam correr.

Búfalos

A leste do Delta se encontra o Moremi Game Reserve, sem dúvida um dos parques nacionais mais bonitos da África.

Imperdível navegar em um mokoro (canoa feita de um único tronco de madeira), o pôr do sol em um dos canais cheios de hipopótamos, jantar à luz de velas, dormir em  tendas, no mais absoluto silencio, rodeado por animais selvagens!

Girafas

Ficamos hospedados em uma tenda, no Xakanaka Camp

http://www.desertdelta.com/botswana-safari-lodges/camp-xakanaxa-okavango.html

Xakanaka Camp Deck

Roupas e Cuidados com a Saúde

Independentemente se você viajará no verão ou inverno, de manha é frio. Os safáris costumam começar entre 5:30 e 6:30 h da manha, dependendo do lugar e época do ano,em carros abertos.Alguns lodges oferecem bolsinha de água quente e cobertores durante o game drive. Opte por roupas de cores claras, especialmente no verão, pois cores escuras atraem mosquitos.

Peças indispensáveis:

  • Camisetas de Manga Comprida, especialmente para manhã
  • Camisetas de manga curta
  • Calças confortáveis
  • Bermudas
  • Jaqueta para proteção contra o vento ( sim, os carros são abertos)
  • Meias
  • Tênis
  • *Caso faça safári a pé, sugiro tênis com proteção gore tex, e roupas de cores claras, pois alem de serem melhor para camuflagem ainda afastam os mosquitos
  • Roupas de banho, alguns lodges têm piscina e no verão, você certamente não resistirá ao calor
  • Além das roupas, traga binóculos, lanterna, mochilinha menor,câmera fotográfica, bateria extra, kit de primeiros socorros.

Vacinação e Cuidados

Como fomos para alguns lugares bem isolados, levados conosco os seguintes medicamentos:

  • Maresis (para hidratar as narinas, usamos muito no Savute, que tem bastante poeira)
  • Antiemético ( qualquer um)
  • Antialérgico ( Fenergam)
  • Pomada contra picadas
  • Anti emético ( Dramin ou Plasil)
  • Antibiótico
  • Antisséptico
  • Analgésico (Dipirona)
  • Antigripal
  • Band-aid
  • Hidratante labial

A Vacina da febre amarela é exigida em todo continente africano, assim como a carteirinha internacional de vacinação.Recomenda-se uma consulta com infectologista antes da viagem, para prevenção de malaria, dependendo do roteiro que for realizar. Como viajamos em maio, inverno da Botswana, apenas repelente e uso de roupas compridas foram suficientes. Já para a viagem a Zâmbia, precisamos de cuidados adicionais. Vale a pena passar em consulta . Se morar em SP, marque uma consulta no Departamento de Medicina do Viajante do Hospital Emilio Ribas, com pelo menos 1 mês e meio de antecedência a sua viagem. Repelente Exposis, que usamos no Brasil contra o zika e chikungunya é eficaz contra a malária também.

Percepções

A Botswana é uma grande surpresa.  Mesmo com seu pequenino aeroporto de Kasane em reforma e sem sistema automatizado,  a imigração é organizada e gentil.  Fomos assistidos com perfeição,  o que me faz  crer que treinamento e gentileza podem superar qualquer tecnologia. Os funcionários dos lodges que nos hospedamos dão show de simpatia e competência.
Infelizmente, a África e o Brasil têm em comum somente o desenho do mapa e o amor pelo futebol.
Aprendi ainda mais sobre a natureza e o instinto maternal. Fiquei muito tocada ao ver uma mamãe macaco babuíno,carregando seu filho morto.  Soubemos que as mães demoram a acreditar que seus filhos se foram e podem carrega- los por vários dias.
Leopardos, mesmo famintos,  são capazes de evitar a caça caso vejam que sua presa carrega um filhote.

Tão difícil ir embora ! Quando a gente se sente em casa,  tudo faz sentido.  Essa nova casa tem muito amor,  aventura e vida.Aqui todas as vidas têm um propósito,  que as vezes é roubado pelo ser humano.
Elefantes tem memória incomparável e alguns já têm as marcas do terror que o homem trouxe a eles.  Muitos ficaram agressivos,  depois de verem sua família morrer por nada. Soubemos da estória da família de Knoff,  que teve a vida de sua irmã tirada por um elefante,  que a atacou  por medo. Obviamente,  Knoff não gosta desses animais mas,ainda assim,  ajuda na preservação deles. Ficamos surpresos em saber que o sonho dele era conhecer o Brasil, pois é apaixonado por futebol.
Os sons da natureza ainda estão em minha memória,principalmente a histeria quando um leão ou leopardo estão na área.  Francolins gritam desesperados, impalas urram e avisam os gnus , que não enxergam bem. zebras correm,  búfalos disparam e na ele,  lentamente aparece..  O rei da casa.  Muitas vezes ele está só esticando suas pernas e isso já é o suficiente para a histeria coletiva.  Mas quando ele decide caçar,a aventura da vida começa. Cada um lutando pela sua porque afinal,  é  isso que importa, a vida,  nada mais .

Por do Sol

Deixe um comentário