Vietnã

Vietnã

Se você só pensa no Vietnã quando se lembra de guerra, está na hora de mudar seus conceitos. Estivemos em Hanói e Halong Bay e nos apaixonamos por uma cultura riquíssima, uma natureza exuberante, que ocupa uma das melhores posições no ranking de maravilhas mundiais da natureza.

Não podemos esconder que passamos alguns perrengues sim, mas nós brasileiros somos bem descolados no tema, não é mesmo?  Prepare-se para algumas surpresas e traga bastante improvisação na mala. Este país ainda é comunista  e pouco fala inglês mas,  tem encantos para encher os olhos até mesmo dos turistas mais exigentes. Seu litoral  é deslumbrante assim como seu interior repleto de verde. Pode-se encontrar cerveja gelada a 0,50 centavos de dólar e deparamos com um povo bem diferente e doce.

Untitled-22

 

Como Chegar

Viemos por Bangkok, com a simpática companhia aérea Air Asia. O aeroporto de Hanói é extremamente moderno e organizado o que nos surpreendeu bastante. Mas, ao entrarmos no táxi  a aventura começou. Os motoristas não falam inglês e o o nosso já foi dando um jeitinho de avisar, com gestos, que não cobraria através do taxímetro e sim um preço fechado de 25 dólares. Considerando a distancia do aeroporto para cidade, achamos justo. Optamos por não alugar carro pois a mão é inglesa e o trânsito completamente maluco.

bike-hanoi

Hospedagem e Transporte

Recomendamos fortemente que organizem tudo antes de viajar pois infelizmente o pais é bem pobre e os taxistas tentam aplicar golpes, em nosso caso ele foi bem mirim, levando-nos a um hotel que já estava fechado, tentando nos convencer que nosso hotel não existia mais. Por que fazem isso? Por que alguns hotéis os pagam por trazer novos clientes. Tentaram fazer isso conosco, optamos por descer do táxi e encontramos nosso hotel 2 quadras abaixo, caminhando mesmo.

O Cordial Hotel não tinha elevadores, mas tinham educação, simpatia e cordialidade de sobra. Instalações simples, mas extremamente limpas , refeições deliciosas, o que sinceramente é algo raro no Vietnã . Não curtimos muito o café deles, tem um gosto bem estranho, apesar de serem um dos maiores exportadores de café do mundo.

Hanói

Hanói é uma cidade caótica, com transito maluco e um barulho infernal mas, adoramos passar 3 dias conhecendo cada pedaço da cidade, cheia de estória, museus, apresentações, motos, gente comendo nas calçadas em cadeirinhas de criança dentre tantas outras coisas que só vimos no Vietnã .

cadeirinhas-vietna

motos-vietna

parque-hanoi

Fizemos praticamente tudo a pé, com bastante cuidado pois por aqui as motos andam em todos sentidos, e o pedestre não tem prioridade nenhuma.Vistamos museus, andamos pelo centro, estivemos também  às margens do lago Hoàn Kiếm Lake, que abriga uma bela lenda de poder e conquista, através de uma espada e uma tartaruga, vale a visita! Nas margens do rio está o Pagoda Hanói Lake.

Almoçamos em um restaurante italiano muito simples, mas delicioso e com uma vista interessante do caos da rua.

Fomos caminhando ao museu da guerra , no qual passamos algumas horas entendendo ainda mais os  detalhes da guerra

Halong Bay

O que nos trouxe até o Vietnã foram as maravilhas da natureza, mais especificamente Halong Bay, com suas águas verde –esmeralda. O que mais nos conquistou neste país  foi a gentileza e alegria do povo Vietnamita.
Sobre Halong Bay, há uma lenda local que, há muito tempo, quando o Vietnã lutava contra os invasores chineses, os deuses enviaram uma família de dragões para ajudar a defender a terra. Esses dragões começaram a cuspir joias e jade, que depois se transformaram em ilhas e ilhotas, formando uma parede contra os invasores. Após a invasão, os dragões estavam interessados em manter-se na terra, num local pacífico e belo; assim, decidiram ficar e viver na baía. O local onde a mãe-dragão desceu foi batizado de Há Long (long = dragão).

vietna-halonbay

Contratamos a empresa Pelican Cruise e eles foram impecáveis em nos transportar até o porto e nos dias que ficamos a bordo do cruzeiro.  Instalações muito confortáveis, poucas pessoas a bordo, comida maravilhosa, entretenimento incrível e acima de tudo, muito muito respeito pela natureza!

Visitamos uma fazenda de pérolas, que é fonte de sobrevivência de muitas pessoas em Halong Bay. Há muitos que vivem em casas de palafita, que boiam sob as águas de Halong Bay, sem nenhuma estrutura. Estas pessoas locomovem-se por pequenas canoas, e alguns sobrevivem com o que conseguem extrair da água: peixes, estrelas do mar e outros animais desconhecidos para nós, além das pérolas, que são cultivadas em algumas fazendas no meio de Halong Bay.

perolas

Apreciar a beleza deste lugar é um presente divino. É possível deixar sua embarcação para um passeio solo, de caiaque, que vale muito a pena!

fazendaperolas-halongbay

Estar a bordo de um cruzeiro no Vietnã requer um certo desprendimento e uma mente aberta  a novas experiências, especialmente as gastronômicas. Provamos muito da cozinha vietnamita e confesso que não foi uma das melhores experiências de nossas vidas, mas faríamos tudo novamente.  Os sabores e alimentos são totalmente diferentes de tudo o que já provamos. Eles têm muito cuidado e capricho na preparação dos alimentos a borda deste cruzeiro, isso é inegável!

Outra experiência deliciosa foi tomar um banho quentinho em nossa cabine, em uma banheira de espuma, observando Halong Bay pela janela . O lugar é único no mundo e tira o fôlego de qualquer pessoa!!

Percepções

As pessoas são incrivelmente doces, gentis, curiosas em saber mais sobre a gente. Tratam muito bem a natureza e os animais.

A culinária foi uma grata surpresa, experimentamos de tudo, apenas com ressalva ao café, que não é nada agradável ao paladar brasileiro.
90 por cento do povo é budista, mas eles acreditam em cartomantes e praticamente tudo o que eles fazem advém dos conselhos delas… inclusive a data, hora e número de convidados do casamento. Ah, e o casamento dura dois dias!!

Não há moradores de rua, 3 gerações de uma mesma família compartilham a casa, que é estreita, muito alta e sem janelas. A ventilação vem por cima do telhado e a sensação é claustrofóbica.

Após os 60 anos, grande parte da população apresenta problemas de saúde, principalmente ósseo, devido aos trabalhos prolongados no campo de arroz

Não existem mercados como os que conhecemos, para eles tudo acontece a céu aberto e as compras são apenas uma desculpa para eles se encontrarem.

O país é socialista ,mas o presidente ,teoricamente é eleito por voto popular. . O povo não acredita que os votos são realmente considerados mas não se manifestam contra o governo e não lutam para mudar.

Deixe um comentário