Jamaica

O que conhecemos na Jamaica em 1 semana

Mar do Caribe

Localizada no mar do Caribe, a Jamaica é mundialmente famosa por suas belas praias, com mar proporcionando as mais diversas tonalidades de azul e verde que seus olhos podem diferenciar. Também é a terra do Reggae e do seu maior divulgador, Bob Marley.

A ilha possui atrações para os mais diversos gostos e bolsos. Infelizmente, tínhamos apenas uma semana para conhecer um pouco desse lindo país, então, tivemos que priorizar os lugares que mais gostaríamos de visitar. Optamos por Ocho Rios, Port Antonio e Montego Bay. Com certeza, ficamos com aquele gostinho de “quero mais” e teremos que voltar para conhecer o restante do país.

Nesse artigo buscamos deixar nossa experiência e algumas dicas, para quem pretende viajar pela Jamaica.

Como chegar à Jamaica

Para quem vai do Brasil para a Jamaica, as melhores opções são os voos para Kingston ou Montego Bay. Tudo vai depender de quanto tempo você terá disponível, e qual lado da ilha você deseja conhecer. Como queríamos conhecer mais a parte norte e leste, decidimos chegar por Motego Bay. Não fomos a Negril ou Kingston , pois como sabem, nossa vibe é muito mais natureza e lugares menos turísticos.

Se voar de dia, tente ficar na janela e você não se arrependerá ! A paisagem é de tirar o fôlego.

Costa da Jamica

No Aeroporto Internacional Sangster (Montego Bay), você tem opções de transfer para os Hotéis em Negril e Ocho Rios, que foi onde decidimos ficar durante nossa viagem. Recomendamos que já façam a reserva do transfer, pela internet. Nós não fizemos e tivemos que esperar mais de uma hora para conseguir um “encaixe” em um ônibus. Pagamos US$ 25 por pessoa. Também é possível ir de táxi, para Ocho Rios, e o valor é por volta de US$ 120.

Transporte na Jamaica

O transporte é um ponto fraco da Jamaica, não há ônibus , e como a mão é inglesa, dependemos totalmente de táxi, pois os motoristas jamaicanos são bem malucos.

Os taxistas são um capítulo a parte, especialmente nas regiões turísticas de Ocho Rios e Montego Bay, eles exploram muito os turistas e cobram horrores pelas corridas. Chegamos a ver um trajeto de 10 km custar US$ 40, sendo que os táxis de placa vermelha, que são coletivos, cobram 1 dólar, pelo mesmo trajeto. Negocie sempre, antes de entrar no táxi, para não ter surpresas desagradáveis.

Sempre use taxis com placa vermelha, ou contratem o Keven, nosso anjo da guarda oficial na Jamaica. Ele foi um dos poucos taxistas honestos que encontramos, logo fechamos um pacote com ele, que nos levou para todos os lados, além de nos ensinar muito a cultura do país, que tem muita similaridade com nosso Brasil. Quem quiser o contato dele, basta nos escrever.

Ocho Rios e Arredores

Escolhemos Ocho Rios como base, por questão de localização: em primeiro lugar fica a uma hora e meia de Port Antonio, duas horas de Montego Bay, três horas de Negril e duas de Kingston. Nos hospedamos no Chrissans Beach Resort, sem luxo, mas com uma excelente estrutura e bem próximo da Bamboo Beach, que antigamente era conhecida como Reggae Beach (fomos a pé para lá).

Nossa hospedagem foi bem confortável, especialmente porque havia uma cozinha bem equipada em nosso quarto e pudemos cozinhar todos os dias. Como a Dani não come carne animal e não curtimos muito a culinária Jamaicana, então sofremos um pouquinho para nos alimentar bem na Jamaica. Com uma cozinha, tudo fica mais fácil! Para quem prefere ficar no centro, esse hotel não é uma boa opção, pois é preciso pegar um táxi para chegar lá, mas nada demais, com US$ 2 por pessoa da para ir e voltar, sem problemas.

Há mercados na região e alguns bons restaurantes ao redor (Glenns e Toscanini).

As principais atrações que visitamos nessa região foram:

Turtle River Jamaica

Blue Hole

James Bond Beach

Fonte de inspiração do escritor Ian Fleming e gravado o filme Dr. No.

James Bond Jamaica

Port Antonio

Fizemos um bate e volta para Port Antonio, para visitar a região, que é pouco explorada por turistas ou nativos. Lá você encontrará paz, beleza natural exuberante e um certo isolamento. Não vimos traficantes ou preços abusivos e podemos afirmar, que em nossa próxima vez na Jamaica, ficaremos hospedados aqui. É um dos lugares mais deslumbrantes em que já estivemos.

Blue Lagoon

O principal objetivo da nossa passagem por Port Antonio era conhecer a Blue Lagoon, onde dizem que o filme A Lagoa Azul foi filmado, mas não temos certeza se essa informação é verdadeira. Independente do filme, esse lugar é mágico, de águas cristalinas e uma beleza natural exuberante. É imperdível!

Port Antonio

Montego Bay

Na manhã anterior ao nosso voo para o Brasil, voltamos para Montego Bay. Nos hospedamos no Toby’s Resort, ótimo custo beneficio e bem localizado, próximo ao aeroporto. Dá para ir a pé para a praia Doctor’s Cave.

As principais atrações que visitamos nessa região foram:

Doctor’s Cave Beach

Montego Bay

Por do Sol

Praia do Aeroporto, em frente ao nosso hotel

Outras Atrações

Como nosso tempo de viagem era curto, não conseguimos visitar outras atrações, mas há muito o que ser visto na Jamaica:

• Nine Mile (vilarejo onde nasceu Bob Marley)
  • White River
  • Dunn’s River Falls
  • Frenchman’s Cove
  • Treasure Beach
  • Blue Mountains
  • Dolphins Cove: Para quem nos conhece, odiamos esse tipo de passeio. Em nossa opinião, golfinhos deveriam estar soltos no mar, não em tanques para pessoas tirarem fotos. Não gostamos desse tipo de turismo, mas ele existe, infelizmente.

Mais Sobre a Jamaica

Mesmo com todas as maravilhas da Jamaica, precisamos fazer alguns alertas sobre o país e a necessidade de planejamento, para viajar sem problemas.

A língua oficial do país é o Patoa, mas todos falam inglês. Diga logo que é brasileiro, todos adoram nosso país, o nosso futebol, mesmo depois do fatídico jogo contra a Alemanha .

Infelizmente, há muita droga e prostituição na Jamaica, assim como no Brasil, e é bem comum ser abordado por traficantes, oferecendo especialmente maconha. Basta dizer um firme não, agradecer e sair andando, e você não terá problemas.

Não presenciamos nenhum assalto, mas sempre carregamos um saco estaque e não deixamos nada de valor na areia, nunca, em nenhum país, por mais seguro que ele seja.

A Jamaica é uma ilha bem grande e há praticamente três tipos de turistas: os que ficam fixos em resorts de luxo, os que estão nos cruzeiros, de passagem, e os que circulam pela ilha. Nós nos enquadramos na 3º categoria.

Leve sempre dinheiro para a praia, pois na maioria delas, é necessário pagar para entrar, com exceção da Lagoa Azul em Port Antonio. Levamos snorkel e valeu a pena, há muita vida marinha, especialmente em Montego Bay.

Tenha paciência, pois quando há cruzeiros atracados, as atrações principais ficam lotadas, especialmente o Blue Hole e o Dunn’s River Falls.

Dica de ouro: traga seu Ipod porque na Jamaica, ou você ouvirá reggae ou músicas de gosto duvidoso, de mil novecentos e bolinhas, que atormentam qualquer pessoa com o mínimo de bom gosto musical.

Se precisarem de mais informações, estamos ã disposição.
Boa viagem!
Ya Mon! Respect. No problem, man, we are in Jamaica.